sábado, 23 de novembro de 2013

IV ETAPA COPA PARÁ DE ORIENTAÇÃO

Ao chegar em Belém-PA, minha terra natal, percebi que o esporte ORIENTAÇÃO, quase não existia, uma ou outra competição, organizada pelo estoico anônimo Bruno Borges, Sargento do EB, era realizada, sem recursos e algumas vezes apoiado pelos comandos do 2ºBIS outras não, mantinha o Sargento Bruno a chama acesa da Orientação, através do seu clube de aventura chamado MAPINGUARI, o Sargento Bruno Borges montava competições de orientação, canoagem, caminhada ecológica enfim, um valente guerreiro.; imediatamente o  procurei e juntos iniciamos esta jornada para implantar de vez a Orientação com esporte na nossa terra. De agosto pra cá ele rapidamente montou um calendário e realizou a I Etapa no 2º Batalhão de infantaria e Selva, com o apoio do comando da Unidade Coronel Leão.







 Coube pra mim a II Etapa, eu tinha que aprender a mapear, pedi a um e outro pra me ensinar como retirava a imagem do Google e mandava para o OCAD, programa de fazer mapa. O jovem mapeador de Brasilia Gelson Andrey Togoni, vendo a minha dificuldade, imediatamente se prontificou a mapear uma área pra mim e me ensinar alguma coisa de mapeamento, mapeamos com dois dias de mato apenas uma área no Clube da Marinha Albatroz, um sábado e um domingo, este Andrey, traçou os percursos pra mim e eu pude fazer a II Etapa.





Ao Sargento Bruno coube a III Etapa, complexo do Utinga, partida no Batalhão de Policia Ambiental,
somente eu e o Bruno, montamos os percursos e iniciamos a competição.





Eu já vinha com uma antiga ideia de criar um clube de Orientação no Pará, e no dia trinta de setembro de dois mil e treze, eu, JOÃO BARROSO TENÓRIO, RAUL SÉRGIO SENA SARAIVA FIEL, PAULO DA COSTA TENÓRIO,SÂMYA UCHÔA BORDALLO, LEONARDO SOUSA DOS SANTOS, FABRICIO LUIZ MARQUES DE ARAUJO, ALINE RIBEIRO BRIGIDO, CARLOS ANDRE DOS SANTOS RESUENO, ALAN CUNHA FREITAS e ROBERTA LUZ RABELO PINHEIRO, criamos o CLUBE DE ORIENTAÇÃO ARIRAMBA - COARI - 
Partimos então para a IV Etapa, agora um pouco mais organizado, com a ajuda dos fundadores do clube, faremos a etapa final.
São percursos pequenos mas com um bom grau de dificuldade, o pessoal está costumado a correr em DUPLA e FAMÍLIA, vamos manter assim pois ainda não temos todas as categorias, aos poucos vamos nos adaptando. Para isso ja temos porta mapas:
    prismas, picotadores, bases,, bussolas conseguido com a ajuda do Cel Vargas, de Manaus; Cel Sergio Brito de Miguel Pereira, Andrey e outros parceiros.


Trofeus e medalhas.

Enfim, estamos prontos. ADSUMUS!










Nenhum comentário:

Postar um comentário