quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ORIENTAÇÃO


Orientação, arte de navegar por terras desconhecidas; onde um atleta navega equipado com uma bússola e um mapa contendo os locais por onde deverá passar.
Nesses pontos são colocados prismas, picotadores e bases eletrônicas onde o atleta deverá registrar sua passagem. Vence quem fizer o percurso no menor tempo.

 
        


 
 
A competição é dividida em categorias por idade e sexo.

Os locais de provas são geralmente áreas com vegetação variadas por isso a corrida de orientação é um esporte para quem gosta de ficar junto à natureza, convivendo harmonicamente, tirando proveito e cuidando desta ao mesmo tempo.

Na Orientação o atleta escolhe o caminho a ser seguido, terá uma bússola, um mapa e sua inteligência; traça seu trajeto através de trilhas, elevações, lagos, pântanos vegetação, enfim, variados tipos de terreno.

A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. Como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com a finalidade de realizar uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

Os países nórdicos compõem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, que consiste na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e seus territórios associados, que incluem as Ilhas Faroé, Gronelândia, Svalbard e Aland. "Escandinávia" é por vezes utilizado como sinônimo para os países nórdicos,[1] embora dentro desses países os termos sejam considerados distintos.
 
O mapa de orientação

 

A Orientação pode ser praticada em quase todos os tipos de mapas porém existem os mapas confeccionados exclusivamente para esse esporte, são precisos e ricos em detalhes de fácil percepção ao atleta.

O mapa de Orientação evoluiu consideravelmente ao longo dos anos. Em 1940 os nórdicos utilizavam mapas na escala 1:100.000 (1 cm = 1 Km), em preto e branco e sem curvas de nível para mostrar o relevo do terreno. Hoje utilizamos mapas a 5 cores, com curvas de nível com 5 metros de equidistância e têm escalas 1:15.000 (1cm = 150 metros), 1:10.000 (1 cm = 100 metros) 1:7.500.(1cm =75m).e 1:5000 (1 cm = 50m).

Uma das característica são as  Linhas de Norte. Estas são linhas paralelas desenhadas do Sul Magnético para o Norte Magnético, espaçadas geralmente 500 metros (1:15.000) ou 250 metros (1:10.000). Estas linhas são normalmente pretas.

As Linhas de Norte dos mapas de Orientação, não apontam para o Norte Geográfico porque o ângulo entre o norte magnético e o norte geográfico(declinação magnética) varia bastante em diferentes partes do mundo, as bússolas indicam o Norte Magnético e não o Norte Geográfico, estas linhas acabaram se tornando norma evitando assim a existência de uma série de linhas de referência nos mapas, o que dificultaria a tirada do azimute.

Existe um conjunto de regras para a simbologia dos mapas

O mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer com os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem.

O percurso de Orientação

O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle e chegada. Entre os pontos, estão as pernadas do percurso, nas quais o competidor deverá percorrer.

Regras básicas

• Passar por todos os pontos de controle;
• Registrar sua passagem no ponto;
• Preservar a natureza.
 

Categorias

1. SEXO: “H” Homens e “D” Mulheres
2. IDADE:
 
10
Até 10 anos.
12
Até 12 anos
14
Até 14 anos
16
Até 16 anos
18
Até 18 anos
20
Até 20 anos
21
De qualquer idade
35
Mais que 35 anos
40
Mais que 40 anos
45
Mais que 45 anos
50
Mais que 50 anos
55
Mais que 55 anos
60
Mais que 60 anos
65
Mais que 65 anos
HMA
Mais de 50 anos
DN1 e HN1 atletas acompanhados com menos de 10 anos
DN2 e HN2 atletas acompanhados de 10 a 14 anos
DN3 e HN3 atletas acompanhados com mais de 15 anos
 

3. GRAU DE DIFICULDADE:
E” - ELITE
A” - MUITO DIFÍCIL
B” - DIFÍCIL
N” - FÁCIL
N1 e N2” - INICIANTES


A categoria ELITE (E) só pode ser constituída para D/H 16, D/H 18, D/H 20 e D/H 21
 
  • As categorias com grau de dificuldade muito difícil “A” só poderão ser constituída para as idades 14,16,18,20,21,35, 40 e 45
  • A categoria com idade 10 anos somente poderá ser constituída com o grau de dificuldade fácil “N”
Demais informações deverão ser consultadas as Regras Oficiais de Orientação no site da CBO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário